PIPA: Brincadeira de Criança, como é bom...
Neste bimestre o professor de Educação Física Marcos Rangel, de acordo com o planejamento anual da disciplina e aproveitando-se do prazer, do interesse e da motivação que a pipa desperta, principalmente , nas crianças e jovens pelo mundo inteiro, desenvolveu o I FESTIVAL DE PIPAS da nossa escola, dentro do qual nossas crianças tiveram a oportunidade de tomar conhecimento de diversos fatores e processos que estão por trás desta brincadeira divertida chamada PIPA. Lembrando que na praça, próxima à escola, acontece um evento com Pipas nos finais de semana, ao qual são atribuídas diversas reclamações, que não vem ao caso mencioná-las. Portanto, o Projeto deste período, tem como objetivo principal ministrar informações aos nossos alunos de como soltar pipa com segurança e proteção de todos.
O professor revirou a história e contou aos alunos, através de aulas teóricas, que as pipas nasceram na China antiga, sabe-se que por volta do ano 1200 a. C. e foram utilizadas como dispositivo de sinalização militar. Os movimentos e as cores das pipas eram mensagens transmitidas à distância entre destacamentos militares. Apresentou tipos diferentes de pipas, deu-lhes conscientização da segurança que se deve ter ao empinar tais brinquedos, apresentou os acidentes causados por linha de cerol e o perigo iminente que representam, bem como a Lei 381/2009 que proibe o uso e a comercialização da linha chilena de óxido de alumínio e silício e cerol (mistura de pó de vidro com cola de madeira) em linhas de "pipas".
Imaginem a surpresa dos alunos quando o professor Marcos contou-lhes que na Alemanha, pipas gigantes eram capazes de rebocar navios cargueiros e que esta foi uma solução encontrada para combater o alto preço do transporte e a poluição produzida pelos navios, utilizando-se dos ventos fortes do oceano. É bom lembrar que a natureza agradece, é claro! Foi convidado também o Pipeiro SOMMY para dar uma palestra sobre a confecção de pipas e toda a estrutura que envolve o comércio deste brinquedo, que invade nossa mente e nos trás de volta doces recordações.
A culminância deste projeto aconteceu na semana passada, onde os alunos criaram seus brinquedos e rechearam o céu em torno da nossa escola, com pipas de várias cores e formas. Tudo isto, sem a necessidade do uso do cerol. Bom! O resultado vocês podem ver nas fotos e no vídeo, postados em nosso Blog. (Aproveite! Cadastre-se e seja um seguidor.)