Passeio realizado ao Parque Marapendi ( Centro de Referência em Educação Ambiental), com os professores Sandra Minagé (Língua Inglesa), Marcos Rangel ( Educação Física) e Carlota ( Ciências ).
Antes da chegada ao Parque, foi realizada uma parada na praia da Barra para que os alunos pudessem vivenciar na prática, como são produzidos os lixos marinhos: restos deixados nas areias das praias, despejos de lixos em manguezais, rios e canais que desaguam no mar, resíduos lançados das embarcações, etc. Aprenderam que isto torna as praias feias e sujas, coloca em risco a vida de animais marinhos que ingerem este lixo ou ficam presos neles, além de colocar em risco a segurança e a saúde das pessoas pela presença de objetos cortantes e contaminados.
Chegando ao Parque assistiram uma palestra sobre Educação Ambiental com o Biólogo Vinicius, um filme/desenho sobre o tema, vimos a exposição do artista Jaime Santos, artista que transforma fragmentos reciclados de lixo, em renovadas esculturas que retratam a beleza da natureza e silhuetas de figuras e paisagens ( ver fotos ). Em visita à Sala de Ciências, conscientizaram-se sobre o tempo de decomposição dos diversos tipos de lixo e viram diversos animais empalhados e em vitro. Logo após, partiram para a Caminhada Ecológica guiada pelo Vinícius, que a esta altura, já estava íntimo dos alunos. Ele explicou que determinado tipo de fungo (vermelho), só dava mais para dentro da reserva porque ali a oferta de oxigênio era maior, falou sobre a campanha de Despoluição da Lagoa de Marapendi e o despejo de dejetos neste local. Enfim, sua participação tornou nossa Caminhada Ecológica muito mais instrutiva e prazerosa. No término das atividades, fizeram um lanche e para relaxar, alguns ficaram à sombra das árvores e outros partiram para um joguinho de voleibol. Um dia maravilhoso, cheio de cultura e lazer.
Vale registrar aqui o depoimento do Doutor Luiz Paixão ( Educação Física e Fisioterapia) que, ao perceber a movimentação dos nossos alunos na orla, chamou o professor Marcos Rangel para um bate papo informal e relatou que é favorável a este tipo de atividade com as crianças e que tais eventos deveriam acontecer com mais freqüência nas instituições de ensino, pois na prática os alunos adquirem mais motivação na confecção dos trabalhos, finalizando sua fala, deu-nos os parabéns pela realização da atividade. ( * encontro registrado em foto ).
À todos vocês do Parque Marapendi, o nosso muito obrigado, de toda a Escola Municipal Rotary.